CAPACITAÇÃO ESTRATÉGICA

MTI promove treinamento sobre teste de usabilidade para a Seplag em preparação para a Semana de Inovação de Mato Grosso

Quarta-feira, 20 de setembro de 2023 | Publicado às 16h17

A parceria visa aprimorar a interação digital do cidadão e impulsionar a transformação digital na busca por serviços públicos de qualidade

A A

Uathane Aguiar | MTI

Na última sexta-feira, dia 15 de setembro, a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) deu mais um passo em direção à melhoria dos serviços públicos oferecidos no estado de Mato Grosso. Em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria do Escritório de Gerenciamento de Processos (EG-Process), do Laboratório Central de Inovações em Práticas Públicas do Estado (LabSin) e da Coordenadoria de Gestão de Transformação Digital (CGTD), a MTI realizou um treinamento crucial sobre teste de usabilidade.

O treinamento foi ministrado pelo UX Designer (designer de experiência do usuário), Gustavo Prado, que trouxe uma abordagem do método de pesquisa de usabilidade desenvolvido por Steve Krug, conhecido como "Faça-Você-Mesmo", com algumas adaptações solicitadas pelo time para atender às necessidades específicas da 3ª edição da Semana de Inovação de Mato Grosso (SIMT).

O teste de usabilidade é uma prática fundamental para compreender como os usuários interagem com interfaces digitais. Suas metas principais incluem identificar problemas na usabilidade do produto, descobrir oportunidades de aprimoramento e aprender mais sobre o usuário, seu comportamento e preferências. Gustavo Prado enfatizou a escolha do método de Krug, destacando sua simplicidade e recorrência, que se alinham perfeitamente com o ambiente governamental.

O objetivo principal do treinamento é aprimorar os serviços públicos oferecidos aos cidadãos, focando na forma como os usuários percebem os produtos advindos da transformação digital, entre os quais se destaca o Portal de Serviços e o MT Cidadão. 

Sayuri Arake, Product Owner (gerente de produto) do MT Cidadão, ressaltou a importância da acessibilidade durante o processo, destacando que "a acessibilidade não é uma funcionalidade de um software, ela é algo que permeia todas as camadas do design: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície. Então tem que ser pensada desde a sua concepção."

Com o treinamento, os participantes realizarão um teste de usabilidade no estande da MTI durante a Semana de Inovação de Mato Grosso (SIMT), que ocorrerá de 19 a 22 de setembro, no Centro de Eventos da Fatec Senai, em Cuiabá. Os participantes interessados em contribuir para a melhoria dos serviços públicos serão recrutados durante o evento para o agendamento das atividades, contribuindo assim para a melhoria contínua dos  serviços públicos no estado de Mato Grosso.

A ação da MTI, em colaboração com a Seplag, EG-Process, LabSin e CGTD, representa mais um passo em direção à construção de um governo mais acessível, eficiente e centrado no cidadão em Mato Grosso. O engajamento da comunidade e o foco na experiência do usuário são pilares essenciais dessa jornada de transformação digital.


Fonte: Assessoria MTI