PATRIMÔNIO PÚBLICO

Seplag capacita 570 servidores para realização do Inventário Patrimonial de 2023

Terça-feira, 29 de agosto de 2023 | Publicado às 16h56

O encerramento do programa foi realizado na semana passada no auditório da Controladoria Geral do Estado

A A

Servidores de todas as regiões do Estado participaram das capacitações. Foto: Divulgação.

Cerca de 570 servidores participaram do programa de capacitações para realização do Inventário Patrimonial do Estado de Mato Grosso de 2023, promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O encerramento do programa foi realizado na semana passada no auditório da Controladoria Geral do Estado.

O ciclo de capacitações teve início em maio deste ano, quando a Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços (Seaps), oficializou a abertura dos procedimentos para a realização dos inventários dos bens patrimoniais. O objetivo do curso é fomentar o trabalho cooperado para o êxito dos procedimentos de inventário anual de 2023.

Durante encerramento foi apresentado o programa de capacitação desenvolvido em parceria com a Escola de Governo, juntamente com o rol de informações e documentos para a instrução processual de inventário e, por fim, os critérios para análise dos procedimentos.

Foram realizadas três capacitações de modalidade híbrida, uma para cada produto patrimonial: Bens Móveis, Permanentes e de Estoques; Bens de Consumo e Imóveis Pertencentes ao Poder Executivo de Mato Grosso. Os participantes receberam certificação de 40 horas.

“Além da importância dos cursos, a modalidade híbrida permitiu o encontro presencial, o que foi muito interessante. Conseguimos sanar diversas dúvidas importantes e esclarecedoras”, disse o servidor Marcondes Monção de França, da unidade administrativa da Empaer, em São Félix do Araguaia, cerca de 1.200 km de Cuiabá.

Segundo a coordenadora de Patrimônio Mobiliário, da Adjunta de Patrimônio e Serviços, Lara Cristina Estevam Rodrigues, toda a ação foi idealizada com objetivo de difundir o conhecimento sobre os procedimentos de inventário patrimonial, além de reforçar a importância dessa ação para a administração pública.

“Entendemos que a capacitação dos servidores constitui a base para a elevação da performance da Gestão Patrimonial do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso”, declarou Lara.

O Superintendente de Patrimônio Público, Ronaldo Campos Fraga, afirmou que o trabalho realizado pela coordenadoria estreitou o vínculo entre o órgão central e as unidades setoriais.

“Foi muito satisfatório receber servidores de unidades administrativas de outras cidades do Estado. É o conhecimento chegando para todos em prol de uma gestão mais alinhada”, finalizou.


Fonte: Assessoria Seplag - MT