GESTÃO DO CONHECIMENTO

Seplag reúne servidores e apresenta casos de sucesso de Gestão por Processos

Sexta-feira, 28 de maio de 2021 | Publicado às 20h52

Participaram do encontro virtual os órgãos e entidades do Governo do Estado

A A

A Superintendência de Desenvolvimento Organizacional (SDO), unidade ligada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou na semana passada, um encontro virtual dos órgãos e entidades Executivo para apresentar casos de sucesso de Gestão por Processos.

O evento teve como objetivo apresentar casos de sucesso em Gestão por Processos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e do Mato Grosso Previdência (MTPREV). Ao todo, participaram 55 servidores de vários órgãos e entidades do Estado.

O titular da Seplag, Basílio Bezerra, pontuou a necessidade de ter rotinas estruturadas para um processo de decisão consciente que gere o resultado desejado.

“O mapeamento de processos na administração pública é extremamente importante, pois torna as etapas de um fluxo de trabalho mais compreensíveis. Por meio dele, todos os envolvidos conseguem visualizar como os processos são executados, como podem ser aprimorados e quantas etapas são necessárias para conduzi-los até o fim”, destacou Bezerra.

Durante o encontro, a servidora do Indea, Isabela Sartor, apresentou o ambiente interativo criado no Google para registrar e compartilhar os trabalhos do Manual Técnico, Carta de Serviços ao Usuário, SIGADOC e a implementação do modelo de excelência em gestão das transferências da União MEG-TR.

“A disponibilização dos cronogramas, documentos e outros materiais no ambiente virtual gerou a integração e engajamento nas ações em Gestão por Processos entre os servidores da unidade central na capital, das unidades desconcentradas e dos postos avançados nos municípios”, disse Sartor.

Também foram destacadas as melhorias nos processos de revisão de aposentadoria e de solicitação de pensão por morte. Esses processos tiveram redução de 60% do tempo entre o pedido do requerente e a concessão do benefício, com eliminação do retrabalho e geração de economia, demostrando o impacto que tem a Gestão por Processos tanto na otimização do trabalho quanto na melhoria da entrega do serviço.

Segundo o presidente do MTPREV, Elliton Oliveira de Souza, a mudança e o ganho que a autarquia teve com a modernização já teve resultados significativos. “Hoje, ofertamos sete serviços de forma digital como aposentadoria compulsória, averbação, pensão por morte, revisão de pensão, revisão de aposentadoria, certidão de tempo de contribuição e compensação previdenciária”. Ele ainda concluiu “os processos eletrônicos são fruto dos trabalhos anteriores iniciados com o mapeamento das rotinas e manualização das atividades”.

Sobre EG-Process

O Escritório de Gerenciamento de Processos (EG-Process) tem disseminado e fortalecido a Gestão de Processos no Estado, que promove capacitações e eventos internos e externos. O portal do Escritório, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Seplag, disponibiliza os Manuais Técnicos de Processos e Procedimentos do Poder Executivo Estadual, a metodologia para desenvolvimento das ações, entre outros materiais.

Para acessar clique AQUI.


Fonte: Éverton Anunciação | Seplag