GERAL

Secretário Francisco Vuolo fala sobre logística de Mato Grosso para empresários coreanos

Quinta-feira, 29 de março de 2012 | Publicado às 14h37

A A

Lenine Martins - Secom/MT

O secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, falou sobre as "Oportunidades de investimento em logística no Estado de Mato Grosso" para empresários da República da Coreia do Sul, que estão visitando o Estado, interessados em expandir os investimentos no interior do Brasil.

A apresentação ocorreu durante o "Encontro Empresarial Mato Grosso-Coreia", promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), na tarde desta quarta-feira (28.03). Durante o evento, foram feitas diversas explanações aos asiáticos sobre o setor industrial, agronegócio, infraestrutura e logística, com o objetivo de mostrar os potenciais do Estado.

Francisco Vuolo, durante sua exposição, apresentou um panorama da logística do Estado e falou sobre as possibilidades de investimento em hidrovias, ferrovias, rodovias e aeroportos, destacando as obras de infraestrutura que serão realizadas para a Copa de 2014. "Nos últimos 30 anos, Mato Grosso vem crescendo e batendo todos os recordes de produção agropecuária do Brasil. Precisamos assegurar a infraestrutura como fator indutor e catalisador de desenvolvimento", declarou.

"A reunião com os coreanos foi muito importante, pois o governo do Estado tem interesse em buscar opções de parcerias. A Coreia é um dos países de ponta no que se refere à tecnologia. Precisamos estar abertos a novas oportunidades", afirmou o secretário, lembrando que uma comitiva do governo do Estado já esteve na China, Malásia e Coreia, em missão oficial. "O convite para outra visita deverá ser formalizado em breve. Essa aproximação é o primeiro passo para futuros investimentos", salientou.

Conforme Vuolo, há possibilidades de investimentos no setor de alimentos, minérios, energia, tecnologia, entre outros. "Temos de buscar o que interessa aos dois lados, identificar as áreas que podem resultar em parcerias." O diretor geral da Kotra, Jae Won Lyu, que apresentou os "Dados da economia da Coréia e oportunidades de negócios", também destacou que os principais interesses são os setores de energia solar, etanol e rodovias. A Kotra, explicou Lyu, é um escritório de negócios da Coreia em São Paulo.

O embaixador da Coréia, Kyong Lim Choi, informou que o objetivo da visita é conhecer Mato Grosso. "Estamos buscando informações de como poderemos realizar negócios com Mato Grosso. Inicialmente, estaremos investindo na Região Sudeste, eixo Rio-São Paulo, e na Zona Franca de Manaus. Mas queremos expandir nossos investimentos no interior do Brasil. Há longo prazo, há a intenção de instalar fábricas", informou.

Para o presidente em exercício da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, as empresas que estão visitando o Estado são de grande porte e que tem objetivo de investir em Mato Grosso. "Mato Grosso poderá vir a ser um grande parceiro da Coreia do Sul. Eles estão fazendo uma sondagem, buscando identificar possibilidades de investimentos," disse.

O encontro reuniu representantes do governo do Estado, empresários, diretores da Fiemt e presidentes de sindicatos patronais industriais de Mato Grosso. Integram a comitiva coreana os presidentes da Hyundai, Samsung, Hanwha, representantes de outras empresas e das prefeituras de dois municípios do país asiático, além de representantes da Embaixada da Coreia.


Fonte: SOLANGE WOLLENHAUPT