BRASIL CENTRAL

Governadores pedem revisão de juros dos fundos constitucionais


A A

- Foto por: José Medeiros / Gcom-MT

Reunidos em Goiânia para o Fórum dos Governadores nesta sexta-feira (04.03), os estados membros do Consórcio Brasil Central: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Rondônia e Tocantins fizeram nova solicitação à presidente Dilma Rousseff sobre os Fundos Constitucionais do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO).

Ocorre que, a partir de 31 de março de 2016, o Conselho Monetário Nacional reajustará as taxas para as operações de crédito dos fundos constitucionais, adotando uma nova tabela. As taxas, que em 2015 variavam de 8,24% a 14,71% ao ano, passarão para uma faixa de 11,8% a 20,24% ao ano. Caso o mutuário pague as prestações em dia, as taxas, que ficavam entre 7% e 12,5% ao ano, subirão para um intervalo de 10% a 17,20% ao ano.

De acordo com o documento, “os fundos constitucionais foram criados com o intuito de trazer desenvolvimento e diminuir a desigualdade existente entre o Sudeste e as demais regiões do país, no entanto, a forma como a União vem administrando esses fundos [...] impede que eles atinjam suas finalidades”.

Os governadores dos seis estados assinam o documento e pedem que a posição sobre o aumento dos juros para 2016 seja revista imediatamente. “Os juros cobrados para operações em 2016 estão no maior patamar da história, apesar da baixíssima inadimplência”, diz trecho do documento.

“Tais medidas contribuirão fortemente para o desenvolvimento regional, retomada do crescimento e a criação de empregos nos estados que historicamente mais têm contribuído para o superávit na balança comercial, redução da desigualdade e criação de postos de trabalho”, finaliza a carta, já encaminhada à presidente Dilma Rousseff.



Fonte: Euziany Teodoro | Gcom-MT