MAIS EFICIÊNCIA

Fortalecimento da gestão por processos é debatido durante evento com servidores

Quarta-feira, 25 de setembro de 2019 | Publicado às 13h39

O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em parceria com o Escritório de Gerenciamento de Processos da Seplag

A A

Representantes de órgãos e entidades que desenvolvem gestão por processos no Estado se reuniram com objetivo de trocar experiências, alinhar conhecimento e, principalmente, fortalecer os escritórios de processos em Mato Grosso. O encontro ocorreu durante a segunda edição do “Café no Escritório” e reuniu mais de 200 pessoas de instituições federais e estaduais. 

O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em parceria com o Escritório de Gerenciamento de Processos da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

“A gestão por processos é extremamente importante para a administração pública. A Seplag, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Organizacional, está empreendendo este trabalho para implementar a gestão por processo em todas as secretarias e órgãos do Estado”, afirmou o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Anildo Correa.

A edição reuniu especialistas em gerenciamento por processos de negócio e contou também com a participação de profissionais de renome nacional e internacional, que ministraram palestras sobre assuntos relevantes para o aperfeiçoamento das equipes.

Na oportunidade, temas como inteligência artificial, inovações na área de processos de trabalho na gestão pública, automação de processo robótico, governança, entre outros, foram debatidos pelos participantes.

“O objetivo do evento foi pensar em uma gestão pública mais eficiente, entender que a gestão por processo é a base para uma gestão eficiente, para uma visão de futuro, para o alinhamento de processos voltados para o planejamento estratégico”, comentou a coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Processos, Regina Imada Doy.

O “Café no Escritório” é uma iniciativa do Executivo estadual e a proposta é que a cada ano ele seja realizado em conjunto com outros órgãos e entidades. O intuito é promover o fortalecimento dos escritórios de processos locais e a integração dos órgãos que desenvolvem esse trabalho no Estado.

"A gestão de processos significa muito mais do que um simples mapeamento das atividades em uma organização, trata-se de ferramenta indispensável no serviço público de excelência", disse o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto da Rocha.

Capacitações

A Seplag, por meio do Escritório de Gerenciamento de Processos (EGProcess/SDO), tem capacitado órgãos e entidades com o objetivo de habilitar os servidores públicos no uso da ferramenta de modelagem de processos organizacionais, adotada pelo Estado, em conformidade com o Decreto nº 1375, que institui o Manual Técnico de Processos e Procedimentos.

O Decreto estipulou prazo para elaboração dos manuais técnicos de processos e procedimentos do Poder Executivo estadual, tendo o ano de 2020 como limite para os processos dos órgãos centrais e 2022 para os órgãos/entidades finalísticas.

A pasta é o órgão central de desenvolvimento organizacional e tem entre as suas competências a de promover a governança de processos e disseminar a cultura de gestão por processos no âmbito do Executivo estadual, por meio de capacitações em gestão por processos, workshops e oficinas (In company). (Supervisão de texto de Nayara Takahara)

 


Fonte: Éverton Anunciação | Seplag-MT