INÉDITOS

Escola de Governo oferta dois cursos sobre IA e pesquisa acadêmica

Terça-feira, 09 de setembro de 2025 | Publicado às 10h27

Há 35 vagas para cada uma das formações sobre essa temática

A A

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo, está com inscrições abertas para dois novos cursos presenciais. Trata-se das capacitações “Pesquisa Acadêmica com uso de IA” e “Inteligência Artificial na Pesquisa Acadêmica”. Para cada uma das formações são oferecidas 35 vagas. Os interessados podem se inscrever no primeiro curso até o dia 24 de setembro, clicando aqui, e na segunda capacitação até 26 de setembro, clicando aqui

Ambas as formações são exclusivas para servidores do Poder Executivo Estadual. Com 04 horas-aula, esses dois cursos serão realizados na sede da Escola de Governo. O primeiro curso será no dia 29 de setembro e o segundo, no dia 01 de outubro, sendo que os dois têm como facilitadora Rozimeire Shimizu.

Servidora efetiva da Seplag, Rozimeire é doutora em Política Social (UnB) e mestre em Política Social pela (UFMT). Também é especialista em Administração Contábil, Financeira e Auditoria no Setor Público; especialista em Direito e Processo Administrativo e especialista em Gestão Pública com ênfase em elaboração de projetos. Graduada em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), atualmente exerce o cargo de Analista Administrativa da Área Instrumental do Governo perfil Economista.

A facilitadora, Rozimeire Shimizu, ressalta o ineditismo dos cursos voltados para o uso de inteligência artificial aplicado à pesquisa acadêmica, observando as potencialidades e riscos dessa tecnologia. "Os cursos ‘Pesquisa Acadêmica com uso de IA’ e ‘Inteligência Artificial na Pesquisa Acadêmica’ são inéditos e importantes para a compreensão das ferramentas de IA, na transparência e integridade da pesquisa acadêmica. De forma a potencializar o uso das IAs na pesquisa, escrita e revisão de textos e principalmente na integridade, prevenindo os plágios e melhorar a pesquisa acadêmica com pensamento crítico", esclarece a facilitadora.

As duas formações buscam discutir o uso da IA na Pesquisa Acadêmica e demonstrar como utilizar essa tecnologia na elaboração da pesquisa, suas fases, padrões de escrita, associações de ideias e estruturação de textos. O conteúdo dos cursos abordará conceitos de IAs, IAs generativas, permissões e proibições no uso dessas tecnologias, além de detectores de plágio e de inteligência artificial.

Também serão discutidos temas como transparência, integridade, plágio e originalidade na pesquisa acadêmica com o uso de IA, bem como a produção de textos com pensamento crítico a partir dessa prática, entre outros assuntos correlatos.

Os participantes que cumprirem pelo menos 75% da carga horária receberão certificado. A confirmação de inscrição será enviada por e-mail e/ou WhatsApp próximo a data de realização da capacitação. Para receber esse aviso, os interessados devem manter seu e-mail e telefone atualizados no sistema de inscrição.


Fonte: Giordanna Santos e Inácio de Paula