INOVAÇÃO PELA CIÊNCIAServidores públicos estaduais apresentam suas pesquisas no Seminário de Gestão do ConhecimentoSegunda-feira, 08 de setembro de 2025 | Publicado às 09h07Uma vez desenvolvidos, os resultados desses trabalhos podem ser apropriados, adequados e aplicados em diversos contextos do Poder Executivo Estadual ![]() Crédito: Ingrid Camolesi/Seplag-MT
A Escola de Governo de Mato Grosso, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT), encerrou, nesta sexta-feira (5.9), a quarta edição do Seminário de Gestão do Conhecimento. Foram quase 850 inscrições para participação em duas palestras e nas 11 salas online. 15 eixos temáticos receberam a submissão de pouco mais de 60 trabalhos científicos em nível de especialização, mestrado ou doutorado. O Seminário acontece anualmente, desde 2022, divulgando pesquisas de servidores em cursos de especialização, mestrado e doutorado. São trabalhos que produzem resultados que podem promover melhorias na Administração Pública Estadual. O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, destaca a atenção governamental para a criação de políticas para o desenvolvimento contínuo dos servidores públicos. Segundo ele, servidores mais especializados significam serviços de melhor qualidade para os mato-grossenses. “Enquanto governo, oferecemos essa contrapartida, criamos mecanismos legais, como o Decreto nº 2.347, de maio de 2014, instituindo a política de desenvolvimento contínuo para os servidores do Executivo Estadual”, exemplificou o secretário se tratando da qualificação e capacitação profissional. Os servidores públicos Ueliton Peres e Andréa de Souza, vinculados, respectivamente, às secretarias estaduais de Segurança Pública (Sesp) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), usufruíram de dispensas para atividades das suas pós-graduações. Ele cursou doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ela mestrado no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
O doutor analisou como políticas públicas voltadas ao lazer podem impactar na redução de medidas socioeducativas. “A pesquisa pode contribuir para a articulação e efetivação de políticas públicas de lazer para a promoção da saúde, que possibilitem à superação de adversidades na trajetória de adolescentes em conflito com a lei, como o distanciamento da própria conduta infracional”, prospecta Ueliton, relacionando isso ao conceito Sociolazer, desenvolvido por ele. Já a mestra criou um guia como modelo para a elaboração de documentos, auxiliando na melhoria das atividades escolares. “Elaborei um guia para a elaboração de documentos. Meu objetivo foi criar um material que sirva de apoio aos servidores, facilitando a execução dessas atividades e impactando diretamente o ‘chão da escola’, ao simplificar a contratação de professores, a realização de parcerias, a aquisição de materiais, entre outros”, explica Andréa de Souza. Segundo a adjunta da Escola de Governo, Marioneide Kliemaschewsk, a socialização das pesquisas fortalece a memória coletiva, estimula a inovação e contribui para a melhoria das políticas públicas. “A pesquisa fomenta o desenvolvimento de estratégias e metodologias que tornam a gestão do conhecimento mais eficiente”, frisa. Até o momento, o histórico do Seminário contabiliza mais de 160 trabalhos submetidos, 467 servidores participantes presenciais e 1.305 de forma online. Para a próxima edição, a expectativa é ampliar o número de inscrições. “Acreditamos que o conhecimento transforma vidas e, por isso, promovemos o seminário como ferramenta de fortalecimento da gestão pública”, concluiu a adjunta. Fonte: Inácio de Paula - Seplag | MT |