INCLUSÃO SOCIAL

Seplag concede imóvel à Associação Mato-grossense dos Cegos para ampliação de atendimentos

Sexta-feira, 09 de maio de 2025 | Publicado às 15h56

A concessão permitirá à organização ampliar serviços e concentrar atividades em um espaço mais acessível e adequado às necessidades dos associados

A A

Entrega das chaves de um novo espaço à Instituição dos Cegos | Crédito da Foto: Eliseu Vitório/Seplag-MT

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT), entregou, segunda-feira (5), o prédio do antigo Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (CEAADA) Professora Arlete Pereira Migueletti para a Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC). O imóvel será utilizado exclusivamente para o desempenho de atividades assistenciais, educacionais e culturais, em apoio aos cerca de 1.500 associados da instituição.

A concessão, que é gratuita, tem validade inicial de 10 anos.

O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, destacou que a concessão do prédio reafirma o papel da secretaria na gestão responsável do patrimônio público. “Mais do que ceder um imóvel, essa ação simboliza o compromisso do Governo com a inclusão social, a dignidade humana e o uso consciente dos bens públicos. Este espaço, antes sem função definida, agora será dedicado a projetos que transformam vidas, especialmente de pessoas com deficiência visual”, afirmou.

A superintendente de Patrimônio Público, Giovanna Oliveira, acompanhou o processo até a efetiva entrega. Para ela, a concessão é de extrema importância para os mato-grossenses, que poderão usufruir de um espaço mais amplo, capaz de atender melhor às necessidades dos usuários. “Esse contrato representa muito mais do que a cessão de um prédio. É a materialização do compromisso do Governo de Mato Grosso, por meio da Seplag, com a dignidade humana e a inclusão social. O antigo CEAADA, agora entregue à Associação Mato-grossense dos Cegos, volta a ter vida e propósito”, pontuou. 

Para a presidente da AMC, Keli Cristina Ramos, a doação do imóvel representa um verdadeiro presente, tanto para ela quanto para os mais de 1.460 associados da instituição. Com o novo espaço, será possível concentrar todas as atividades da associação em um único local. “Isso foi um grande presente que a nossa associação recebeu. Estamos há quase 30 anos no mesmo espaço, que já não comporta mais a demanda de atendimentos. Estávamos precisando urgentemente de um local maior para atender mais pessoas com qualidade. Agora, com essa nova sede, vamos centralizar todas as atividades da instituição, facilitando também o acesso para o pessoal do interior do Estado”, afirmou.

AMC

A AMC oferece serviços de reabilitação para a pessoa com deficiência visual, tais como: Braille, Orientação e Mobilidade (OM), Atividades de Vida Autônoma e Social (AVAS) e informática.

A organização foi fundada em 28 de abril de 1990, é uma organização sem fins lucrativos, que atua em prol das pessoas com deficiência visual, que atua na qualidade de vida, inclusão social, educacional e profissional no Estado de Mato Grosso.

 


Fonte: Assessoria | Seplag-MT