TRANSFORMAÇÃO

Seplag fortalece liderança feminina por meio do programa "Elas à Frente"

Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Publicado às 15h27

A iniciativa visa aumentar a participação das mulheres em projetos inovadores

A A

Crédito: Seplag-MT

Fortalecer a liderança feminina no serviço público e estimular a inovação. Esses são os principais objetivos do programa “Elas à Frente: liderança pública feminina com propósito, inovação e impacto”, lançado nesta terça-feira (16.9) pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio do Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova). Com apenas 15 vagas disponíveis, o Programa está com inscrições abertas e as interessadas podem se inscrever neste link, até dia 18 de setembro.

A iniciativa é voltada exclusivamente para servidoras públicas estaduais, efetivas ou comissionadas, que já exercem funções de liderança, desejam assumir cargos de gestão no futuro ou atuam mobilizando pessoas no dia a dia, mesmo sem ocupar posições formais de chefia. 

Para a primeira-dama, Virgínia Mendes, o programa é um reflexo do compromisso da gestão com a valorização das servidoras. "O Elas à Frente está alinhado com a visão da nossa gestão, que é a de fortalecer as potencialidades das mulheres na administração pública e, especialmente, promover a inovação, que é outro foco do governo".

Além de promover competências técnicas, o programa tem ênfase no desenvolvimento de competências socioemocionais consideradas um grande diferencial para a implementação de inovação no setor público. “Elas à frente” ainda prevê a criação de um espaço seguro, colaborativo e transformador.

O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destacou a importância de estimular a presença feminina em espaços estratégicos da gestão pública. “O Programa Elas à Frente é um importante passo para estimular a presença feminina em espaços estratégicos da administração pública. Nosso objetivo é que as participantes se reconheçam como líderes e, com o apoio necessário, desenvolvam projetos inovadores que gerem valor para a sociedade”.

A representante da Superintendência de Governança para Resultados, Eficiência e Inovação da Seplag e uma das idealizadoras do projeto, Andréa Regina Gomes, explica que o programa nasceu de uma demanda institucional e o propósito de duas servidoras que sonhavam em construir um programa feito por mulheres e para mulheres.

“Trouxemos nossa formação em educação executiva, nossa vivência no serviço público e o desejo de criar algo transformador para impulsionar a inovação no Estado. Assim, unimos a visão da gestão com o nosso propósito, e no momento certo, nasceu o ‘Elas à Frente’”, destacou.

Para a chefe de Unidade da Secretaria Adjunta de Orçamento Estadual (Sefaz) e idealizadora do projeto, Regiane Medinas Neves, a palavra-chave do “Elas à frente” é convergência. “A conquista de uma mulher é a conquista de todas as mulheres. Por isso, liderança é um legado e não é só criar um espaço, mas sim criar novos caminhos e possibilidades”, comenta Regiane Neves. 

O programa terá formato híbrido, com encontros presenciais e online, e será conduzido a partir de um método próprio que integra liderança, inovação e impacto. O curso terá sete módulos e 40 horas-aula, sendo 36 horas com 05 encontros presenciais e dois encontros de mentoria online de 4 horas de duração. As aulas iniciam no dia 26 de setembro. 

As participantes que cumprirem 80% de participação nas atividades propostas receberão certificado, emitido pela Escola de Governo, do Programa “Elas à Frente: liderança pública feminina com propósito, inovação e impacto”.

O evento de lançamento apresentou a trajetória de construção do programa, seus objetivos e atividades. Além das duas idealizadoras do projeto, participaram da solenidade o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital (Seplag), Sandro Brandão, e a coordenadora de Intraempreendedorismo e Inovação (Seplag), Angélica Monteiro.

Assista o lançamento do Programas “Elas à frente” neste link


Fonte: Giordanna Santos