BOAS PRÁTICAS

Seplag-MT apresenta iniciativas de sucesso em saúde mental e bem-estar de servidores em evento nacional

Segunda-feira, 01 de setembro de 2025 | Publicado às 15h18

O XIV Congresso Consad, realizado em Brasília, reuniu representantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de especialistas, acadêmicos e membros da sociedade civil

A A

Crédito: Reprodução

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT) apresentou dois importantes protocolos voltados à promoção da saúde e bem-estar dos servidores públicos durante o XIV Congresso Consad de Gestão Pública, realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Os protocolos de Prevenção ao Risco de Suicídio e Saúde e Bem-Estar focam na saúde física e mental dos servidores por meio de acompanhamento multidisciplinar. As ações já mostram resultados expressivos: só de janeiro a agosto deste ano, o programa Vida Saudável realizou mais de 7.600 aferições de bioimpedância, e entre abril e agosto, 1.088 servidores foram inscritos no protocolo de Saúde e Bem-Estar. Além disso, a plataforma de telemedicina, registrou 836 atendimentos nutricionais, 256 endocrinológicos e 5.124 psicológicos, beneficiando servidores de todos os órgãos do Governo de MT.

Para o secretário da Seplag-MT, Basílio Bezerra, a participação no congresso é uma oportunidade para compartilhar boas práticas que já apresentam resultados positivos em Mato Grosso.

“É de extrema importância estarmos aqui apresentando esses dois protocolos que vêm transformando a vida dos nossos servidores. Eles fortalecem os vínculos de cuidado e prevenção, promovendo o bem-estar, algo que nossa gestão valoriza profundamente. Temos investido na ampliação das equipes bem como na oferta de serviços, buscando oferecer um atendimento adequado e eficaz”, afirmou o secretário.

A edição 2025 do Congresso Consad teve como tema “Gestão Pública para um Novo Brasil” e reuniu representantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de especialistas, acadêmicos e membros da sociedade civil. O objetivo foi debater os desafios contemporâneos da gestão pública, como a digitalização dos serviços, novos modelos de contratação, fortalecimento de lideranças e maior eficiência na entrega de políticas públicas.

A apresentação do protocolo Prevenção ao Risco de Suicídio foi feita por Flávio Jabra, coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag. Para ele, a experiência mostra que Mato Grosso pode servir como referência nacional. “Apresentar nossa boa prática no Consad é mais do que compartilhar resultados é abrir caminhos. Muitos estados ainda estão iniciando políticas de saúde e segurança no trabalho. Ver o que estamos fazendo pode inspirar, acelerar processos, evitar erros e, principalmente, salvar vidas”, finalizou.

Já o “Protocolo Saúde e Bem-Estar” foi apresentado pelo analista administrativo, Max Moraes. “O nosso programa é pioneiro no Brasil e tem promovido a qualidade de vida dos servidores públicos estaduais. Por meio de atendimentos mensais de bioimpedância, consultas nutricionais online  acompanhamento com endocrinologista e profissionais de educação física  o programa oferece um cuidado completo para a saúde no ambiente de trabalho e visa inspirar outros estados a adotarem essa iniciativa inovadora, ampliando os benefícios para os servidores em todo o país”, explicou. 

Para a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, as ações têm impactado positivamente a prevenção na vida dos servidores. “Cada ação preventiva representa esperança. Inovar em saúde mental é garantir acesso a apoio, escuta e soluções antes que a dor se transforme em crise. Transformar o cuidado em política de gestão é o nosso caminho”, declarou.

Os agendamentos ficam disponíveis no Portal do Servidor, na aba Serviços de Saúde, acesse aqui


Fonte: Vithória Sampaio