COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA

Escola de Governo realiza curso Imersão Oratória de Impacto

Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Publicado às 10h31

A capacitação foi voltada para servidores públicos estaduais que atuam como líderes

A A

Crédito: Seplag-MT

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo, realizou nos dias 11 e 12 de novembro, das 8h às 12h, no Auditório Cloves Vettorato, o curso “Imersão Oratória de Impacto: a VIA da comunicação com alma para líderes”, ministrado pela facilitadora Sirlei Theis. Ao todo, 200 servidores públicos estaduais que atuam em funções de liderança participaram da capacitação.

Com carga horária de oito horas-aula, a formação buscou desenvolver nos participantes a capacidade de se comunicar com clareza, autenticidade e impacto, por meio de técnicas de oratória, desbloqueio emocional e estratégias de posicionamento.

De acordo com a facilitadora Sirlei Theis, o curso Imersão Oratória de Impacto tem como principal objetivo despertar a consciência sobre o que realmente comunicamos. “Muitas vezes, acreditamos que comunicar é apenas falar, mas nem sempre nossas palavras expressam o que desejamos transmitir. A proposta é levar o participante a perceber como emoções, experiências e sentimentos reprimidos influenciam sua voz, postura e presença. Ao desenvolver essa consciência, o servidor passa a compreender melhor a si mesmo e aos outros, aprimorando suas relações no ambiente de trabalho e também na vida pessoal”, explicou Sirlei Theis.

Para a secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Angelica Kliemaschewsk, a Imersão oferece ferramentas que permitem ao servidor desenvolver uma comunicação mais eficiente, inclusiva e adequada ao ambiente de trabalho. “O curso propõe o desenvolvimento de uma das habilidades mais essenciais do ser humano: a comunicação. No serviço público, essa competência é ainda mais necessária, pois comunicamos não apenas com a voz, mas também com o corpo, o olhar e os gestos. Essa capacitação estimula o autoconhecimento, a empatia e a capacidade de se relacionar melhor com as pessoas, que são qualidades fundamentais para quem atende o cidadão e atua em equipe”, afirmou Marioneide.

Uma das participantes do curso é a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, que destacou como a formação foi importante para sua atuação profissional. “O curso contribuiu para o desenvolvimento da escuta ativa, do controle emocional e da empatia. Habilidades que fortalecem o relacionamento interpessoal e ampliam a capacidade de influenciar positivamente o ambiente de trabalho”, explicou Vanda.

Além desta formação focada na liderança, a Escola de Governo desenvolve cursos nas mais diferentes áreas de abrangência do Governo, oportunizando o desenvolvimento de novas competências para o servidor público do Poder Executivo.


Fonte: Giordanna Santos