ESPAÇO MEMÓRIASArquivo Público de MT abre nova exposição em homenagem ao rio CuiabáSexta-feira, 07 de novembro de 2025 | Publicado às 11h40Em média, 187 pessoas visitam mensalmente o espaço de valorização da história mato-grossense Assessoria/Seplag-MT
O Arquivo Público de Mato Grosso (APMT) abriu, nesta quinta-feira (6.11), a nova exposição do Espaço Memórias, intitulada “Cuiabá: (Com)Fluências de um Rio”. A mostra é uma homenagem ao rio Cuiabá, e destaca a sua importância histórica, cultural, ambiental e social para o Estado. O Arquivo Público é vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT).
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destaca que o Espaço Memórias é um instrumento essencial de valorização da história mato-grossense. “O Arquivo Público tem um papel fundamental na preservação da nossa identidade. Cada documento e cada exposição contam um pedaço da trajetória do povo mato-grossense. Essa nova mostra, que homenageia o rio Cuiabá, reforça nossa ligação com as origens da capital e com a importância de preservar o meio ambiente e a memória coletiva”, afirmou o secretário.
A superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, explica que a nova exposição busca oferecer um olhar mais aprofundado sobre a forma como o rio Cuiabá foi documentado ao longo do tempo.
A historiadora e antropóloga Juliana Cristina da Rosa afirma que a História de Mato Grosso está viva através das ações do Arquivo Público. “Considero um espaço importantíssimo de pesquisa, ensino e extensão para os nossos estudantes, pesquisadores e visitantes. Um espaço com uma ampla diversidade de fontes documentais relevantes para a história de MT e do Brasil. A nova exposição ficou belíssima trazendo mais da história documental, artística e cultural que envolve o nosso rio Cuiabá”, disse a professora do departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Além de documentos escritos e fotografias, a exposição conta com painéis interativos, banners, televisores, tela interativa e outros recursos informativos que promovem uma experiência imersiva ao visitante.
A Superintendência de Arquivo Público, ligada diretamente à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), é a unidade responsável pela gestão de documentos do estado e gestão da memória documental. O Arquivo Público possui a guarda de 54 mil caixas de documentos em seu acervo. Fonte: Dayanne Santana e Vithória Sampaio | Seplag-MT |