FORTALECIMENTO INTERINSTITUCIONAL

Seplag-MT intensifica divulgação de serviços digitais para a saúde dos servidores públicos nas secretarias estaduais de Segurança Pública e de Justiça

Sexta-feira, 25 de julho de 2025 | Publicado às 16h27

Com acesso à internet, servidores públicos estaduais podem agendar e realizar consultas online pelo computador, celular ou tablet em qualquer lugar

A A

Os protocolos Saúde e Bem-Estar, e Saúde Mental foram apresentados em abril deste ano e agora estão sendo realizados diálogos para intensificar as ações nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Foto: Ingrid Camolesi

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) se reuniu com secretários, adjuntos, diretores e superintendentes das secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e de Justiça (Sejus-MT) num alinhamento estratégico para a promoção da saúde mental nas forças de segurança estadual. O encontro aconteceu, quarta-feira (23.7), no Palácio Paiaguás e destacou a prevenção do adoecimento psíquico, a valorização dos servidores públicos e a sustentabilidade da força de trabalho.

O secretário da Seplag-MT, Basílio Bezerra, ressaltou que o Governo do Estado de Mato Grosso possui hoje os protocolos Saúde Mental, que dispõe de atendimento psicossocial, e Saúde e Bem-Estar, direcionado aos cuidados com a saúde física. Segundo ele, essas iniciativas são pioneiras na administração pública estadual de MT e refletem o reconhecimento de que o bem-estar dos servidores é fundamental para a eficiência dos serviços prestados à população.  

“Criamos um mecanismo para que esses tipos de atendimento chegassem de modo mais fácil, objetivo e eficiente aos servidores. Algo que hoje é possível em decorrência de uma série de atividades do cotidiano somada à contratação de uma plataforma de telemedicina. Com um esforço mínimo, por exemplo, o servidor público, sobretudo, no que tange às questões psicológicas, pode entrar no Portal do Servidor e solicitar imediatamente uma consulta”, explicou o secretário.

Para agendar, o servidor deve acessar o Portal do Servidor, que requer login com matrícula e senha, e clicar no campo “Serviços de Saúde”. Esse sistema redireciona para a clínica digital, por onde o servidor efetua o agendamento e também tem sua consulta.

A adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, informou que a reunião técnica de alinhamento foi necessária para uma comunicação mais direta com esses servidores que trabalham com a política de saúde, tanto na Segurança Pública quanto na Justiça.

Legendasecretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag relembra que os protocolos foram apresentados em abril deste ano em encontro que reuniu mais de 400 servidores públicos no Palácio Paiaguás. Foto: Ingrid Camolesi

“O Estado vem atuando há algum tempo com esse acolhimento psicossocial e agora de uma forma muito mais ampla por meio do Protocolo. Então, o intuito dessa reunião é levar, massificar essa informação para a alta direção dessas instituições”, assegurou a adjunta.

O encontro apresentou um panorama da saúde mental dos servidores das forças de segurança pública, tratou também dos impactos do sofrimento psíquico desprezado no funcionamento institucional e informou sobre os protocolos, as ferramentas e os fluxos assistenciais que podem ser recorridos por meio do programa Saúde e Bem-Estar. Ao final, foi assinado simbolicamente o termo de integração das forças policiais aos referidos protocolos.

A coordenadora-adjunta da Coordenadoria da Assistência Social da Polícia Militar (PMMT), major Luzinete Vilarinho, ressaltou a importância da parceria com a Seplag, que tem sido cultivada desde a oferta de capacitações e se estende agora diante da assistência à saúde.

“Agora fizemos o trabalho em alguns comandos regionais do nosso Estado de Mato Grosso, divulgando aos nossos policiais militares as ferramentas apresentadas pela Seplag, que permitem cuidar da saúde mental”, finalizou a coordenadora, assegurando que há um movimento de interiorização plena dessas ações aos municípios mato-grossenses. 

Além da Seplag-MT, da PMMT e da Sejus-MT, estiveram presentes representantes da Polícia Judiciária Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e da Polícia Penal. Os interessados em realizar agendamentos, basta acessar o Portal do Servidor e clicar no ícone "Serviços de Saúde", que será direcionado para o serviço.

Agendamento e atendimento

O servidor público estadual de modo rápido e fácil pode realizar agendamento, por meio do Portal do Servidor, e consulta psicossocial, na plataforma da clínica digital Doutor Aqui. Lá, basta digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), em seguida, a data de nascimento. Daí, é só escolher a profissional, além da data e horário disponíveis.

O tempo médio de espera entre o agendamento e o atendimento especializado é de até 24 horas, mas em alguns momentos a procura e a demanda podem ocorrer num intervalo de apenas 1 hora.

A telemedicina é uma inovação na atenção à saúde e o bem-estar do servidor público estadual de MT. Essa implantação representa um crescimento de políticas internas do Poder Executivo Estadual pensadas desde 2019 para a garantia da qualidade de vida no funcionalismo público. 

Além dos atendimentos psicológicos e psiquiátricos, também são oferecidos pela administração pública estadual serviços nutricionais, endocrinológicos, ortopédicos e físicos. Essas especialidades serão mediadas pelas equipes setoriais de Saúde e Segurança do Trabalho, sobretudo, por meio da participação nas ações do programa Vida Saudável. 


Fonte: Inácio de Paula