GESTÃO DE PESSOAS

Seplag realiza II Encontro de Líderes

Segunda-feira, 22 de maio de 2023 | Publicado às 10h09

Capacitação de gestores teve o objetivo de engajar e capacitar os líderes para que atuem como desenvolvedores e envolvedores de sua equipe

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Fotos: Cristiano Neto

A Secretaria de Planejamento e Gestão realizou na semana passada, no Teatro Zulmira Canavarros, o II Encontro de Líderes com o tema “Líder Desenvolvedor: o papel da chefia imediata no processo de avaliação de desempenho”. Participaram superintendentes, coordenadores e gerentes de vários órgãos do Estado.

A capacitação de gestores teve o objetivo de engajar e capacitar os líderes para que atuem como desenvolvedores e envolvedores de sua equipe, tornando-se agentes facilitadores no processo de mudança para a implementação da nova política de avaliação de desempenho, favorecendo o engajamento, o envolvimento e apoiando os servidores a eles subordinados para que se ajustem às mudanças.

O evento também abordou principalmente o papel do líder no processo de avaliação de desempenho e foi composto de palestras, oficina e apresentações culturais. A Superintendente de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor da Seplag, Tatiana Libardi, falou sobre o papel do líder como agente de mudança no processo de avaliação de desempenho.

“Buscamos envolver os gestores como atores ativos na participação da avaliação de desempenho. O nosso estado é gigante e precisamos de líderes participativos e comprometidos com o servidor e a qualidade do trabalho”.

De acordo com a Coordenadora de Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento, Luciana Avelino, a sua palestra sobre avaliação de desempenho por competência teve o objetivo de mostrar aos líderes a importância em se identificar e promover o aprimoramento de competências e comportamentos em sua equipe, de modo que os resultados sejam alcançados de forma assertiva e produtiva, pois, desta maneira, todos saem ganhando.

Já a coordenadora de Intraempreendedorismo e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Angélica Monteiro, falou sobre “Feedback: Como Gerar Mudança e Engajamento da Equipe”. Ela levou ao evento alguns modelos e elencou as vantagens de se aplicar bons feedbacks com sugestões sobre a mudança de cultura que deve ser implementada no ambiente de trabalho.

“Buscamos justamente trazer o aspecto positivo do feedback, mostrando que a liderança pode utilizar esta ferramenta para reconhecer, motivar e engajar os servidores para atuarem de maneira proativa e em colaboração”, disse.

O evento foi promovido pela Gerencia de Gestão do Conhecimento e Avaliação de Desempenho da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag.

Para a Gerente de Gestão do Conhecimento e Avaliação de Desempenho, Potira Fortes, as pessoas resistem à mudança quando consideram que suas consequências são negativas.

“Embora as pessoas sejam diferentes em termos de sua disposição em antever consequências negativas, e mesmo quando suas razões pareçam lógicas ou até equivocadas a quem está de fora, elas não resistem automaticamente às mudanças. Elas resistem às mudanças por alguma razão e a tarefa do líder é tentar identificar essas razões e, quando possível, planejar essa mudança de modo a reduzir ou eliminar os efeitos negativos e corrigir as percepções errôneas”, finalizou


Fonte: D`Laila Borges | Seplag - MT