TRANSMISSÃO NO YOUTUBE

Seplag promove palestras online sobre inovação no setor público

Quarta-feira, 17 de maio de 2023 | Publicado às 09h44

Eventos fazem parte do projeto GentInova e acontecem nos dias 18 e 19 de maio, a partir das 9h

A A

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realiza, nesta quinta e sexta-feira (18 e 19.05), dois eventos sobre políticas inovadoras no setor público. A Embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy Thompson, e o cofundador da startup Catálise, Tomaz Vicente, são os convidados.

Os encontros, realizados por meio do Sistema de Inovação em Práticas Públicas do Estado de Mato Grosso (Sinova-MT), ocorrem de forma online, com transmissão pelo Youtube da Secretaria, a partir das 9h e 10h, respectivamente. 

A primeira live será mediada pelo Núcleo de Assuntos Internacionais da Casa Civil e terá como tema “Pontes Globais da Inovação: Barbados”, em que serão abordadas algumas iniciativas inovadoras no serviço público que o país caribenho tem em parceria com o nosso.

A embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy Thompson, adianta a relevância que os servidores públicos, sejam eles federais, estaduais ou municipais, desempenham para a sociedade.

“A prática do serviço público, ou de servir ao público, é uma das mais nobres e deveria ser lugar prioritário de investimento em inovação. No entanto, esse espaço ainda está muito ligado ao conservadorismo e a uma resistência a mudanças. Esse é um desafio urgente a ser solucionado, pois é o servidor público que mantém as regras que determinam o ordenamento social”, argumenta.

Segundo a embaixadora, inovar requer força para confrontar padrões e conceitos obsoletos. “A prática atual do serviço público não pode ser a mesma de anos atrás”, reforça. 

A live também vai contar com a participação do secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão. Para ele, as iniciativas de sucesso desenvolvidas na gestão pública de Barbados podem inspirar políticas mato-grossenses que convergem para a mesma área. 

“O Brasil é um país jovem, não só pela sua idade, mas também levando em consideração a maturidade cultural e política desde sua redemocratização. Então, essa ponte com Barbados, a mais nova república do mundo, com um histórico colonial e uma ancestralidade semelhante a nossa, pode contribuir como orientação para políticas no nosso contexto socioeconômico”.

A segunda live ocorre no dia 19 de maio, a partir das 10h, com o tema “Desenvolva sua Mentalidade Inovadora” e mediação da coordenadora de Intraempreendedorismo e Inovação da Seplag, Angélica Monteiro. O convidado será o economista e especialista em gestão pública, Tomaz Vicente.

Junto com o designer Bruno Rizardi, Vicente criou a startup Catálise, que conecta pessoas e governos em busca de políticas públicas mais humanas. Ao aproximar as pessoas que vivenciam seus contextos das que pensam a gestão governamental, a empresa traz novos pontos de vista e soluções aos servidores públicos. 

“A maioria das pessoas crê na máxima de que 20% do esforço resolve 80% dos problemas. Outros pensam que 100% do esforço resolve 100% dos problemas, que é o perfeccionismo. Alguns enxergam o erro como fracasso. Mas já digo de antemão que qualquer solução inovadora é muito mais uma sucessão de erros e aprendizagem do que de acertos”, antecipa Vicente. 

A gestora governamental da Seplag e líder do projeto GentInova em 2023, Flávia Pimenta, destaca que o intercâmbio das lives com Barbados e a startup Catálise procura expandir as fronteiras e os conceitos de inovação em diferentes espaços. 

“Precisamos derrubar o mito de que inovação é algo relacionado à Tecnologia da Informação (TI), que é cara e que é privilégio de pessoas criativas e inteligentes. Na verdade, inovação é qualquer iniciativa que traga melhoria para o serviço público. Pode ter impacto dentro daquele setor específico ou na sociedade como um todo, além de ser uma habilidade desenvolvida aos poucos e por qualquer pessoa que tenha interesse”. 

Para participar das lives, acesse o canal da Seplag-MT no YouTubeou, se preferir, faça seu cadastro através da Sympla para receber o link da conversa via Google Meet.

Sobre o GentInova
Ciclo de encontros online sobre inovação no setor público que visam promover a disseminação da cultura de inovação no setor público; facilitar a compreensão do servidor sobre o que é intraempreendedorismo e inovação no serviço público; e dar visibilidade a servidores e projetos inovadores. A cada encontro, o GentInova traz um convidado para compartilhar suas experiências, projetos e conhecimento sobre 
o tema.


Fonte: Vitor Hugo Batista | Seplag-MT