DOAÇÃO DE SANGUE

Campanha arrecadou mais de 50 bolsas de sangue

Quarta-feira, 15 de junho de 2022 | Publicado às 21h27

Com esses números a ação poderá beneficiar mais de 200 pessoas

A A

A campanha Dia D de Doação de Sangue, realizada nesta terça-feira (14.06) pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST), contou com 52 servidores aptos a doarem sangue. Segundo informações da equipe do Hemobus, a cada bolsa completa coletada (450ml) é possível salvar até quatro pacientes.

Ao todo, 80 servidores se inscreveram, mas nem todos estavam aptos. Mesmo assim, cerca de 200 pessoas poderão ser beneficiadas.

Na data em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, a unidade móvel do MT Hemocentro – o Hemobus – esteve no estacionamento da Escola de Governo, das 8 às 16h. O evento contou também com uma palestra ministrada pela equipe do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), destinada aos servidores que tenham interesse em se tornar doadores de medula óssea.

A enfermeira de coleta externa do Hemobus, Rackel de Pinho, lembra da importância de ações como essa para aumentar o número de doadores.

“É importante porque facilita para esse servidor que deseja doar, mas às vezes não tem tempo de ir até o hemocentro, por questão de logística e estacionamento. Então, o ônibus vai aonde o doador está. Para trazer esse conforto, essa comodidade e facilitar para quem quer doar, mas está sem tempo.”, completou Rackel de Pinho.

A Coodernadora de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag, Katya Rodrigues, lembrou que essa ação só foi possível graças ao empenho de vários setores que trabalharam juntos para a sua realização e agradeceu a participação de todos que participaram da ação.

 

“Agradecemos todos os setores que contribuíram e também quem se dispôs a doar e ajudou a salvar vidas”, disse.

O MT Hemocentro é o único banco de sangue público de Mato Grosso e é responsável pelo fornecimento de bolsas de sangue e derivados para os hospitais e prontos-socorros do Estado. O serviço é totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, pois o material usado na coleta do sangue é descartável, eliminando qualquer possibilidade de contaminação.

Para outras informações, entre em contato com a CSST pelos telefones (65) 99280-3107 e (65) 3613-3721 / 3722 / 3727.

Supervisão de texto: D`Laila Borges


Fonte: Thiago Novaes | Seplag