OUTUBRO MOVIMENTE

Perita da Politec conquista segundo lugar em desafio de inovação no serviço público

Terça-feira, 09 de novembro de 2021 | Publicado às 13h19

Projeto visa promover a conciliação de capacitação e qualidade de vida dos servidores públicos estaduais

A A

Foto por: Nayara Takahara | Seplag

Projeto que visa promover a conciliação de capacitação e qualidade de vida dos servidores públicos estaduais, desenvolvido pela perita oficial criminal da Gerência de Perícias em Áudio e Vídeo da Politec, Andrea Diniz, alcançou o segundo lugar no concurso de Inovações de Práticas Públicas, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag-MT). A premiação das ideias mais criativas e que comprovadamente resolveram conflitos  foi realizada nesta sexta-feira (05.11), na sede da instituição responsável.

Ao todo foram apresentados sete projetos. As propostas são resultados de um mês inteiro de oficinas realizadas durante a Maratona da Inovação, que ocorreu em outubro. O objetivo foi apresentar soluções eficientes buscando a melhoria do serviço público.

Mais de 40 equipes se inscreveram para o Desafio de Inovação “Melhore o seu ambiente de trabalho”, lançado durante a abertura do Outubro MoviMente, no final de setembro, que propôs aos servidores do Executivo estadual a apresentação de soluções para situações que geram problemas no dia a dia.

Para se inscrever no desafio a servidora tomou como ponto de partida um problema vivenciado pelos colegas do seu setor, que levou em consideração as necessidades de capacitação, o cumprimento de carga horária e o uso do tempo de descanso para capacitação em cursos ofertados nos períodos noturnos ou finais de semana e  falta de tempo para a  convivência familiar, para resolver assuntos pessoais e cuidar da saúde física e mental.

“A iniciativa deste desafio foi maravilhosa, o nível das capacitações foi muito alto. Eu me inscrevi e comecei a assistir às lives por me interessar no assunto e coincidiu que estávamos com este problema relacionado à capacitação. Aprendi muito este mês, foram apresentadas várias ferramentas para o aprimoramento dos projetos”, citou Andréa.

Ao longo do desenvolvimento do projeto a servidora aplicou questionários aos servidores com o objetivo de mensurar a qualidade de vida no trabalho  e a motivação para capacitação continuada dos servidores. Também foram aplicadas técnicas e ferramentas voltadas para o Design Thinking, que trata-se de uma abordagem de pensamento criativo onde é possível gerar e organizar ideias, assim como soluções para os problemas enfrentados pela empresa.

A proposta do projeto denominado “capacitação com qualidade de vida e resultados” visa a compensação dos horários utilizados nos cursos noturnos e aos finais de semana com a carga horária de trabalho mensal. No entanto, para que o protótipo seja validado, será necessário a entrega de um produto desenvolvido com os ensinamentos apresentados no curso relacionado diretamente com a atividade de trabalho.

“O projeto partiu da necessidade de encontrar uma solução que fosse adequada para todos os envolvidos. Contei com o apoio da nossa diretoria para implementar o primeiro protótipo”, relatou a servidora.

A fase de teste do projeto já se inicia no próximo dia 19 de novembro, quando cinco peritos oficiais criminais da Gerência de Perícias em Áudio e Vídeo da Politec começarão a realizar um curso de capacitação com duração de 12 meses.

Para que ele seja implantado serão realizados diálogos, mediante os resultados alcançados, com as autoridades para viabilização da alteração do Decreto 2.347/14 que contempla no Capítulo II apenas as formas de Concessão da Licença ou Dispensa para Qualificação Profissional durante o período de expediente.


Fonte: Tita Mara Teixeira e Sarah Mendes | Politec-MT