MOVIMENTE

Dia do servidor público será comemorado com maratona de inovação

Segunda-feira, 04 de outubro de 2021 | Publicado às 18h05

Ação será realizada ao longo do mês de outubro e conta com programação e convidados especiais

A A

Estimular, despertar, fortalecer e reconhecer o espírito inovador e intraempreendedor dos servidores do Executivo de Mato Grosso. Esses são os principais objetivos da ação “MoviMente”, promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), neste mês, em celebração ao dia do servidor público, 28 de outubro.

A programação conta com 19 eventos no total, entre os quais estão oficinas, maratonas, batalhas de pitch e a transmissão de lives, de curta duração, com um time de convidados especiais. Profissionais de referências nacionais e locais e com atuação nas áreas do direito público, tecnologia, gestão, design de serviços e games estão entre os convidados para o evento.

A live de abertura “O desafio de se inovar no governo” ocorreu na última semana (30.09) e foi ministrada pelo servidor público federal e cofundador da Rede Conexão Inovação Pública, no Rio de Janeiro, Rodrigo Narcizo.

Na ocasião, foi lançado o desafio escolhido como o tema central da ação: “Melhore o seu ambiente de trabalho”. A proposta tem como finalidade incentivar o servidor a propor soluções para situações que geram problemas no dia a dia.  

As ideias mais criativas e que comprovadamente resolverem os conflitos serão premiadas e reconhecidas no “hall da fama da Seplag”, uma maneira simbólica de homenagear aqueles que buscam inovar na administração pública. Para participar do desafio, o servidor deve se inscrever em campo específico. As inscrições já estão abertas, clique aqui.

“Devemos empreender naquela que é a grande missão da administração pública, que é servir ao público. As inovações podem ocorrer em processos, produtos, entregas, nas políticas públicas e na rotina de trabalho a partir de pequenas modificações que podem tornar o ambiente melhor”, comentou o titular da Seplag, Basílio Bezerra.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, a realização será uma forma de homenagear os servidores públicos.

“Preparamos um mês recheado de inovações justamente com esse intuito de discutirmos os mecanismos, as ideias e as ações de inovação para nosso Estado”, resumiu Brandão ao destacar o empenho da Coordenadoria de Intraempreendorismo e Inovação em Práticas Públicas da Seplag na organização da programação.

Mentoria coletiva

Como parte das atividades, os servidores que se inscreverem para o desafio receberão mentorias que demonstrarão técnicas e ferramentas para auxiliar no processo de ideação e solução de problemas.

A primeira mentoria coletiva será promovida nesta terça-feira (5) pelos mentores Olivia Boretti, ativista de inovação da GrowPier; e Washington Silva, superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag.

“Inovação é melhorar a vida de alguém naquilo que ela está precisando. Nessa perspectiva eu falo que inovar é mais do que criar algo novo. Inovação tem como sinônimo resultado. Não é a tecnologia que você usa que é a inovação. Resolver problemas, encontrar uma solução, isso é inovação”, pontuou Rodrigo Narcizo.

Programação

Nesta semana, nos dias 6, 7 e 8, também estão programadas lives com a presença da coordenadora geral de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Marizaura Camões; e do professor de inovação na gestão pública da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Guilherme Almeida; além dos servidores do Estado Tatiane Barbieri e Josué Ribeiro, coach e superintendente da Escola de Governo, respectivamente.

Os eventos com transmissões pela internet ocorrerão simultaneamente pela plataforma Google Meet e canal da Seplag-MT no YouTube. Confira aqui a programação completa e outras informações sobre o evento.


Fonte: Nayara Takahara | Seplag-MT