MODERNIZAÇÃO E EFICIÊNCIA

Seplag capacita servidores para utilizar nova versão do sistema de Aquisições Públicas

Segunda-feira, 20 de setembro de 2021 | Publicado às 21h23

A A

A Secretaria de Planejamento e Gestão realizou na semana passada um treinamento com servidores do Estado que atuam na área de compras públicas sobre a nova versão do Sistema de Aquisições Governamentais (SIAG) que será implementada em breve.

O treinamento teve o objetivo de capacitar os servidores do Estado que trabalham com aquisições governamentais em órgãos e entidades do Executivo antes da implantação da nova versão do sistema, para que todos estejam aptos ao uso da ferramenta quando ela for disponibilizada, evitando assim atrasos nos processos licitatórios.

Participaram da qualificação cerca de 50 servidores, de maneira híbrida-presencial e online, mas a Secretaria também disponibilizará vídeos tutoriais sobre a utilização do novo sistema.

A atualização do SIAG trará mais transparência, celeridade e economicidade nas contratações públicas. Praticamente todo processo licitatório será realizado dentro da nova plataforma, que trará nova funcionalidades como a elaboração do estudo técnico preliminar e termo de referência de forma automatizada.

Trará, ainda, a previsão das rodadas de lance aberto e fechado nos processos licitatórios, conforme previsto na nova lei de licitação. Outra inovação será a formalização e gestão dos contratos automatizados com a emissão de relatórios gerenciais em tempo real.

Este novo sistema será composto de cinco módulos, sendo eles: Sistema de Solicitação de Compras, Compras Públicas, Pregão Eletrônico, Ferramenta BI - Painel de Relatórios e Gestão de Contratos.

A atualização do SIAG faz parte do eixo Eficiência Pública do programa Mais MT, que prevê investimentos para implantação de canais online, digitalização de arquivos, novos equipamentos, processos digitais, treinamento de servidores, usinas de energia solar, modernização dos prédios públicos e construção de novas unidades para “zerar” despesas com aluguel.

Essa nova versão tornará o sistema mais eficiente, pois além das novas funcionalidades, será codificado em linguagem de última geração e melhorará a capacidade de resposta com utilização de modernos recursos tecnológicos.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, o sistema garantirá a manutenção da integridade das informações e cumprirá plenamente as tarefas organizacionais, facilitando o fluxo de informações dos processos de aquisições e contratos, com diversas funções automatizadas.

“Essa atualização permitirá uma melhor governança de aquisições públicas de bens e serviços, aperfeiçoado e correlacionado com o sistema vigente garantindo a plena transparência das informações, resultando em benefícios à administração pública, licitantes e sociedade em geral”.

Segundo a secretária adjunta de Aquisições Governamentais, Katiene Pinheiro, a nova solução proporcionará uma melhor gestão do cadastro de fornecedores, das contratações públicas em geral e, principalmente, na gestão dos contratos firmados com a Administração Pública.

“Otimizaremos a produtividade dos usuários que operam os módulos de Aquisições, Contratos e Cadastro Geral de Fornecedores, tornando a equipe mais produtiva e capaz de melhorar o suporte técnico, operacional e de manutenção”, finaliza. 


Fonte: D'Laila Borges