PROJETO ÁGUIA

Governo entrega nova unidade da PM e reforça segurança no Centro Político Administrativo

Quarta-feira, 15 de setembro de 2021 | Publicado às 19h32

A A

Sd Luiz Souza / CCSMI- PMMT

O Governo do Estado  inaugurou a nova sede da 4ª Companhia Independente de Segurança Institucional da Polícia Militar (4ª CIPMSI) nesta terça-feira (14.09), na Praça das Bandeiras, na Capital. A nova unidade conta com um Centro de Monitoramento Eletrônico que registra toda a área do Centro Político Administrativo.  

A área pública foi revitalizada com investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag). O reforço na segurança do Centro Político Administrativo faz parte do "Projeto Águia", que visa fortalecer o patrulhamento na região, por meio do monitoramento eletrônico interligado por câmeras de segurança em toda área do Centro Político Administrativo; região composta por orgãos e instituições públicas. 

Na ocasião, a PM inaugurou o Memorial de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso que está aberto para visitação. O local permite aos visitantes acesso às relíquias históricas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. O  memorial recebeu o nome do subtenente da PM Hisney Adão de Oliveira, falecido em 2020, em decorrência de complicações da Covid-19.

Representando o Comando Geral da Polícia Militar, o coronel Daniel Lipi Alvarenga destacou a revitalização da unidade e reforçou o compromisso da Polícia Militar na condução do projeto. “A parceria com o Governo do Estado visa o fortalecimento das ações de policiamento ostensivo no Centro Político Administrativo. Nós trabalhamos com o objetivo de trazer mais segurança aos órgãos públicos e à população”, destaca o militar.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, pontuou os benefícios do uso de espaço. “A utilização da área pública que estava abandonada, obsoleta, agora trás dignidade para os profissionais da Polícia Militar que trabalham no Palácio do Paiaguás. Revitalizamos um local que pode ter diversas ocupações e que agora será melhor utilizado, trazendo um acervo das forças de segurança”, afirmou o secretário.  

O  sistema de monitoramento conta com 26 câmeras e a previsão é de que sejam adquiridos softwares de reconhecimento facial acoplado às câmeras PTZ; que está em fase de testes. Toda essa tecnologia permite que a PM identifique indivíduos suspeitos, pessoas com mandado de prisão, bem como monitorar e subsidiar investigações sobres pessoas que transitam pelo Centro Político.  

O tenente-coronel Frederico Correa Lima Lopes, que comanda a unidade, explicou que o sistema de monitoramento é de última geração. “Nós, da companhia, fazemos o monitoramento de forma segmentada. Um é feito no CIOSP, por policiais da companhia, e o outro é feito aqui, facilitando o intercâmbio com as viaturas que estão na rua. Com o Projeto Águia de monitoramento, vamos fazer a cobertura de todo o Centro Político e estabelecer protocolos. Visando mais segurança e controle”, explicou o comandante. 

Tambem participaram da ato solene o subchefe de Estado Maior- Geral, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva; o comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel Esnaldo Moreira, o secretario adjunto da Sesp, coronel Juliano Chiroli, o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra, o ouvidor-geral de Polícia, Lúcio Andrade, e os deputados estaduais Carlos Avallone e Elizeu Nascimento dentre outras importantes autoridades civis e militares. 


Fonte: Thiago Carvalho