PLANEJAMENTO E GESTÃO

Seplag disponibiliza em seu site Guia Referencial de Indicadores

Quarta-feira, 30 de junho de 2021 | Publicado às 19h48

Guia apresenta conceitos, métodos e ferramentas padronizadas para definição e validação dos indicadores de órgãos e entidades estaduais

A A

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) disponibiliza em seu site, o Guia Referencial de Indicadores. A publicação consiste em um documento orientativo para órgãos e entidades do Executivo estadual com relação a construção, mensuração, monitoramento e avaliação de indicadores.

O material apresenta conceitos, métodos e ferramentas padronizadas para a definição e validação dos indicadores. Ele segue as orientações do Governo Federal e também de pesquisas em organizações não-governamentais.

O produto é elaborado pela Superintendência de Informações Socioeconômicas e Ordenamento Territorial, unidade ligada à Secretaria Adjunta de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, e pode ser acessado na seção de Gestão de Indicadores do site da Secretaria, onde também são disponibilizadas outras publicações, como o Guia Metodológico de Indicadores para Planejamento.

No setor público, indicadores são instrumentos essenciais no planejamento, nas atividades de monitoramento e avaliação do desempenho de processos de trabalho, projetos, programas e políticas públicas. Possibilitam medir os níveis de economicidade, execução, eficiência e eficácia relacionadas às entregas de produtos e serviços à sociedade, assim como o nível de efetividade alcançado.

 


Fonte: Éverton Anunciação | Seplag