NA ESCOLA DE GOVERNO

Servidores públicos participam do Dia D de doação de sangue na Seplag

Quarta-feira, 30 de junho de 2021 | Publicado às 18h45

Hemobus esteve nesta segunda-feira (28) na sede da Escola de Governo. Ao todo, foram coletadas 38 bolsas de sangue. Nesta quarta (30) e quinta-feira (1), o ponto de coleta será na Secretaria de Estado de Educação (Seduc)

A A

Hemobus na sede da Escola de Governo, nesta segunda-feira (28). - Foto por: João Vaz | Seplag-MT

O ônibus do MT Hemocentro – o Hemobus –, esteve nesta segunda-feira (28.06) na sede da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), para a coleta de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea. Ao todo, foram coletadas 38 bolsas de sangue que podem salvar até 152 pessoas.

“Agradeço imensamente a cada um dos servidores da Seplag e das demais secretarias de governo que participaram dessa ação do Hemocentro e contribuíram para aumentar os estoques do banco de sangue público do Estado”, disse o titular da Seplag, Basílio Bezerra.  

O “Movimento em Prol do Doador de Sangue” é uma campanha organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pelo MT Hemocentro em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).  A ação, que vai até empresas e órgãos públicos e realiza a coleta itinerante dos colaboradores que tenham interesse em doar, terminaria nesta quarta-feira (30), mas foi prorrogada por mais um dia.

Nesta quarta-feira (30), ao longo do dia, e nesta quinta (01.07), no período matutino; o Hemobus ficará estacionado na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Na terça-feira (29), ele esteve no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

De acordo com a secretária adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Eliane Albuquerque, a participação dos servidores superou a expectativa inicial já no pré-cadastro para a doação. “Tínhamos a meta de realizar 50 cadastros, mas ultrapassamos esse número e 72 pessoas demonstraram interesse em doar”.

Hemobus tem capacidade para atender quatro doadores ao mesmo tempo. Por conta da pandemia, duas pessoas são atendidas por vez. Foto por Éverton Anunciação/Seplag

O MT Hemocentro é o único banco de sangue público de Mato Grosso e é responsável pelo fornecimento de bolsas de sangue e derivados para os hospitais e prontos-socorros do Estado. O serviço é totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a enfermeira do MT Hemocentro, responsável pela triagem dos doadores no Hemobus, Rackel Pinho, nesse período de pandemia houve a redução do número de doações de sangue. “Estamos tomando todas as medidas necessárias de prevenção à covid-19, tanto no MT Hemocentro, com o agendamento, quanto no Hemobus. O processo de doação é muito rápido, tranquilo e seguro”, garante. O ônibus tem capacidade para atender quatro doadores ao mesmo tempo. Por conta da pandemia, duas pessoas são atendidas por vez.

Seja um doador

Interessados em continuar como doadores de sangue devem procurar o MT Hemocentro. O agendamento para a doação, em dias normais, pode ser feito através do site da instituição ou por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30. Clique AQUI para agendar.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara)

 


Fonte: Éverton Anunciação | Seplag-MT