NOVA FERAMENTA

Servidores podem simular a aposentadoria pela internet

Quinta-feira, 08 de outubro de 2020 | Publicado às 15h58

A simulação é personalizada, de acordo com as informações que estão no banco de dados do MT Prev e a legislação vigente

A A

Servidores do Executivo estadual podem fazer uma simulação pela internet para saber quando terá direito a aposentadoria. A nova ferramenta mostra também quais pré-requisitos já foram cumpridos, se você já possui direito a aposentadoria, ou a partir de qual ano terá os requisitos para a inatividade.

O objetivo é permitir que essa simulação seja feita de forma facilitada, sem precisar consultar o setor de Gestão de Pessoas do órgão, e de acordo com a reforma da previdência estadual que alterou regras de concessão como tempo de contribuição e idade.

Após acessar o sistema, é necessário inserir os seus dados pessoais como o Cadastro de Pessoa Física (CPF), matrícula, e data de nascimento, e realizar a simulação. A ferramenta irá levar em consideração o seu histórico de contribuições, e a legislação vigente.

O sistema gera todas as opções de simulação possíveis, de acordo com as regras de transição em que o servidor se encaixa. 

“O simulador já está parametrizado para atender as regras atuais da previdência. Com a recente reforma estadual, não tem como o servidor utilizar outro simulador que não seja o do Estado”, esclarece o presidente do MT Prev, Elliton Souza.

Com a nova ferramenta, a informação sobre a aposentadoria será precisa, e com rapidez. Antes, o servidor procurava o MT Prev pessoalmente ou por telefone para tirar dúvidas, ou então a setorial de Gestão de Pessoas, para saber quando teria direito a se aposentar. 

O sistema também simula o abono de permanência, benefício que o servidor tem direito quando já possui os requisitos para a aposentadoria.

Para acessar o simulador  CLIQUE AQUI.

 


Fonte: Lorena Bruschi- Secom