PROTEÇÃO NO TRABALHO

Governo já entregou 50 mil máscaras a servidores públicos

Quarta-feira, 22 de abril de 2020 | Publicado às 16h38

A iniciativa faz parte da campanha ?Eu cuido de você, você cuida de mim?, que incentiva o uso de máscaras artesanais para evitar a propagação do novo coronavírus

A A

Entrega de máscaras para os servidores do Estado - Sesp e Setasc - Foto por: Christiano Antonucc

O Governo do Estado já entregou cerca de 50 mil máscaras de tecido a servidores públicos ativos em Mato Grosso. A iniciativa faz parte da campanha “Eu cuido de você, você cuida de mim”, que incentiva o uso de máscaras artesanais para evitar a propagação do novo coronavírus.

A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

A Seplag fez o levantamento junto a cada um dos órgãos para saber a quantidade de máscaras que deveriam ser enviadas aos servidores que estão atuando no revezamento, estabelecido pelo governo através de decreto.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a campanha visa conscientizar a todos sobre o uso de máscaras, e, principalmente, proteger aqueles que tocam a máquina pública.

“Estamos todos trabalhando para o que o Estado não pare suas atividades. E precisamos oferecer condições para que nossos servidores desempenhem seu trabalho com segurança”.

Entrega de máscaras para os servidores do Estado - Sesp e Setasc
Créditos: Christiano Antonucci

 

De acordo com o secretário, quase 100% dos servidores públicos receberam as máscaras, inclusive no interio,r nas diversas unidades públicas pertencentes ao poder executivo.

O Decreto 437, que cria o programa "Eu cuido de você, você cuida de mim", estimula o uso de máscaras artesanais pela população de forma a não prejudicar o fornecimento de máscaras industriais para os profissionais de saúde da rede pública e privada.

Conforme decreto publicado nesta quarta-feira (22), o uso da máscara passa a ser obrigatório em Mato Grosso e a multa será de R$ 80 por pessoa. A fiscalização ficará a cargo da Polícia Militar, Procon e Vigilância Sanitária.

Entrega de máscaras para os servidores do Estado - Sesp e Setasc
Créditos: Christiano Antonucci

 

Durante a entrega, os servidores estão sendo orientados sobre o uso obrigatório da máscara e, ainda, a manter um distanciamento mínimo de 1,5 metros entre si, além de lavar constantemente as mãos e utilizar álcool em gel para higienização.

Todos os órgãos e entidades do Executivo adotaram medidas temporárias para redução dos riscos de exposição ao vírus. Além do regime de revezamento e teletrabalho, houve redução de jornada sem prejuízo às atividades, resguardando o quantitativo mínimo de empregados para garantir a manutenção do atendimento e a preservação do funcionamento dos serviços considerados essenciais e prioritários.

 


Fonte: D'Laila Borges | Seplag