CAMPANHA DE PREVENÇÃO

Governo entrega mais 1300 máscaras para servidores que têm contato com a população

Terça-feira, 14 de abril de 2020 | Publicado às 17h11

Ação faz parte da campanha "Eu cuido de você, você cuida de mim", que conscientiza a população sobre medidas de prevenção ao coronavírus

A A

Profissional do Corpo de Bombeiros ensina servidora a colocar a máscara de forma correta - Foto por: Christiano Antonucc

Servidores estaduais da segurança e assistência social receberam máscaras de tecido para proteção pessoal, utilizadas como meio de evitar o contágio pelo novo coronavírus, nesta terça-feira (14). Esta foi mais uma entrega coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e a Secretaria de Planejamento e Gestão, como parte da campanha "Eu cuido de você, e você cuida de mim". No total, foram entregues 1300 máscaras, sendo 800 para a Segurança, e 500 para a Assistência Social. 

O secretário de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, reforça que a conscientização promovida pelo governo é a chave para diminuir o contágio, e que a segurança pública tem feito a sua parte, inclusive com a distribuição de álcool para os profissionais da linha de frente da instituição que oferecem um serviço essencial para a sociedade.

"Acredito no bom senso da sociedade. O isolamento, mesmo não sendo obrigatório, a sociedade aderiu. E eu acredito que o uso das máscaras vai na mesma entoada. O povo mato-grossense é um povo consciente da responsabilidade, do cuidado que tem que ter com a família e com você mesmo", avalia.

Para a secretária adjunta de Assistência Social, Leicy Lucas de Miranda Vitório, além das máscaras, também há a orientação dos servidores sobre as outras medidas de prevenção ao contágio. "Nós que trabalhamos diretamente na política de assitênncia social vamos dar esse exemplo para os nossos usuários, que é em grande parte a população mais vulnerável de Mato Grosso. A máscara é essencial nesse processo de nos protegermos do coronavírus". 

A servidora da Secretaria de Segurança Pública, Monica Rodrigues de Souza, afirma que se sente mais segura com o uso da máscara, e que a distribuição de máscaras deve incentivar as pessoas a se protegerem do contágio. "Com o decreto do governo, fazendo toda essa camapanha, e orientando a todos a usar a máscara, o uso se tornou diário, seja no trabalho, seja nos ambientes comerciais como supermercado, farmácias, em todos os lugares", conta. 

A tenente-coronel dos Bombeiros, Sheila Sebalhos, aponta que a entrega feita pela corporação também é uma forma de auxiliar o cdadão com informações sonbre como utilizar a máscara da maneira correta.

A principal instrução é manusear a máscara sempre pelo elástico, ao retirar e colocar no rosto, sem tocar na parte central do tecido. "É importante que após duas a três horas de uso, a máscara deve ser trocada e higienizada para uso posterior", explica sobre as máscaras que são laváveis.

A campanha prevê a entrega de 50 mil máscaras de tecido, compradas através de um termo de compromisso assinado com a Procuradoria Regional do Trabalho - 23ª Região, que destinou R$ 1,05 milhão para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da segurança pública. Já foram distribuídas cerca de 4 mil máscaras entre a população, em locais de grande circulação da Capital, e para órgãos públicos. Já receberam máscaras servidores da Seplag, Casa Civil, Controladoria Geral, e Secretaria de Educação.
 

 

Entrega de máscaras para os servidores do Estado - Sesp e Setasc
Créditos: Christiano Antonucci

Fonte: Lorena Bruschi | Secom -MT