Notícias Seplan

Comissão do Fethab define relatorias e volta a se reunir dia 13


Comissão do Fethab define relatorias e volta a se reunir dia 13

A A

Comissão do Fethab define relatorias e volta a se reunir dia 13

?

CAMILA CECÍLIO

Assessoria/Sefaz-MT

Seguindo a determinação do governador Pedro Taques, o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Paulo Brustolin, conduziu nesta quarta-feira (04.03) a primeira reunião da comissão criada pelo Governo do Estado com o objetivo de realizar estudo técnico sobre o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

No encontro, três relatorias foram criadas para aprofundar os estudos, sendo que os resultados dos trabalhos serão apresentados no próximo dia 13 de março, na Sefaz. As relatorias de Transporte, Habitação e Tributação serão coordenadas pelos secretários de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, de Cidades, Eduardo Chiletto, e por Brustolin, respectivamente.

¿??O trabalho avançou muito hoje e acreditamos que no dia 13 devemos dar uma satisfação para a sociedade. As três relatorias são muito claras, entendemos que devemos ter clareza sobre quais as necessidades de Mato Grosso para que não tenhamos uma legislação sem aderência, que não venha cumprir o papel social, que é o de potencializar o Estado e atender as pessoas, esse é o objetivo¿?¿, ressaltou o secretário de Fazenda.

Durante a reunião, que também contou com a presença do secretário de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, do secretário de Planejamento, Marco Aurélio Marrafon, do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga e do ex-governador Rogério Salles. Paulo Brustolin ressaltou a importância do Fethab e reforçou que o momento é de unir forças para encontrar uma solução para o impasse. ¿??Nós estamos tratando aqui de uma questão muito séria, que é o futuro de Mato Grosso e isso passa pela parte de logística, transporte e habitação¿?¿.

O presidente da AMM, por sua vez, avaliou positivamente o primeiro encontro da comissão e destacou que um novo modelo do Fethab está sendo discutido. Fraga pontua que o Governo do Estado, por meio de seus secretários, expôs uma série de situações referentes ao transporte e habitação. ¿??A Assembleia se posicionou e nós também. Houve um afunilamento no sentido de encontrar um ponto de equilíbrio e, assim, a gente estabelecer parcerias e que possamos resolver os problemas das estradas e da habitação¿?¿, afirma.

A associação entende que a partilha de 50% dos recursos do Fundo Estadual é a forma mais eficiente de recuperar estradas e garantir a logística dos municípios. ¿??Entendemos a situação financeira que o governador Pedro Taques recebeu o Estado, porém através desse processo de discussão amplo e aberto é que nós iremos encontrar um ponto de equilíbrio e os municípios serão parceiros¿?¿, completa.?