Notícias Seplan

Secretários avaliam gastos e definem estratégias para redução de custeio da máquina


Secretários avaliam gastos e definem estratégias para redução de custeio da máquina

A A

Secretários avaliam gastos e definem estratégias para redução de custeio da máquina

?

?

?

RENATA NEVES

Assessoria/Seplan-MT

Os secretários Marco Marrafon (Planejamento), Paulo Brustolin (Fazenda) e Júlio Modesto (Gestão) se reuniram nesta quinta-feira (05.03) para avaliar o histórico de gastos do Governo do Estado e buscar alternativas para reduzir R$ 1,3 bilhão em custos operacionais (7% do custo total) ainda este ano.

Segundo o secretário Marco Marrafon, após os estudos serão estabelecidas metas de redução de custeio a serem cumpridas por cada secretaria. ¿??Estamos fazendo uma avaliação das áreas onde o Estado mais gasta para podermos definir quais gastos podem ser cortados e quais devem ser mantidos para atingirmos o equilíbrio fiscal¿?¿, disse.

A definição das metas será feita levando-se em conta a natureza dos gastos, classificados em obrigatórios, essenciais e circunstanciais. ¿??Os cortes serão focados nas despesas circunstanciais para não prejudicar o funcionamento dos serviços públicos¿?¿, explicou Marrafon.

Reforma administrativa

A análise dos gastos e contratos firmados pelo Governo faz parte da segunda etapa da Reforma Administrativa do Estado e conta com a contribuição de todas as secretarias. ¿??A ideia é que todos estejam comprometidos para atingir a meta de redução estipulada pelo governador Pedro Taques. Para isso, será necessário fazer um ajuste em todo o custeio da máquina do governo¿?¿, afirmou o secretário de Gestão, Júlio Modesto.

Desde que assumiu o comando da administração estadual, o governador Pedro Taques tomou uma série de medidas para reequilibrar as contas e garantir a eficiência da administração financeira do Estado. Uma delas foi oficializada no dia 25 de fevereiro, com o envio à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei que trata da reforma administrativa do Poder Executivo Estadual. O projeto propõe a redução de 1.105 cargos comissionados, que deve gerar economia anual de R$ 145 milhões.

¿??O momento é de austeridade. O Estado precisa fazer mais com menos. Nós temos a obrigação de oferecer saúde de qualidade aos cidadãos, melhorar as escolas e garantir segurança a todos, por isso precisamos evitar o desperdício¿?¿, frisou o secretário de Fazenda, Paulo Brustolin.

Reunião de secretariado

As informações discutidas nesta quinta-feira serão levadas para a reunião marcada para o próximo sábado (07.03), que contará com os secretários e adjuntos responsáveis pela liberação de despesas.