CORTE DE GASTOS

Governador apresenta situação econômica do Estado e pede empenho de servidores para superar crise


A A

- Foto por: Mayke Toscano / Gcom-MT

O governador Pedro Taques e os secretários Marco Marrafon (Planejamento), Paulo Brustolin (Fazenda) e Gustavo de Oliveira (Assuntos Estratégicos) se reuniram, nesta quinta-feira (10.03), com servidores de unidades orçamentárias das secretarias estaduais para tratar da atual situação econômica do Estado.
?
Na ocasião, os gestores apresentaram dados que demonstram que a crise econômica irá se agravar em 2016 e pediram o empenho de todos os servidores para superar as dificuldades, adotando medidas de economia ainda mais austeras e combatendo atos de corrupção em todos os níveis de governo.
?
“O ano de 2016 será um ano muito difícil, por isso temos que tomar medidas sérias para economizar mais ainda. Confiamos em todos os senhores que aqui se encontram e sabemos que muito já fizeram em 2015. Em 2016, precisaremos ainda mais de pessoas honestas e comprometidas com as próximas gerações de mato-grossenses”, declarou o governador Pedro Taques.
?
O governador pediu ainda que os servidores fiquem vigilantes e acompanhem de perto as ações da secretaria onde atuam.
?
“Eu e os secretários não temos como estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso peço que fiquem atentos. Com a colaboração e o empenho dos senhores, tenho certeza que conseguiremos atravessar esse momento de crise”, ressaltou.
?
O secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, lembrou que o Governo Federal deve quase R$ 1 bilhão para Mato Grosso, além de ter reduzido, no último ano, uma série de repasses ao Estado. Segundo ele, somente no que se refere a empréstimos para investimentos, a redução foi de 78%.
?
“Eu e o governador Pedro Taques temos ido diversas vezes a Brasília para cobrar o pagamento do FEX, algo que é direito nosso. Essa situação é muito preocupante e o Tesouro Estadual está fazendo o possível para manter o equilíbrio econômico do Estado”, afirmou.
?
O secretário de Planejamento, Marco Marrafon, afirmou que a crise econômica enfrentada atualmente pelo país é maior que a prevista e que, por isso, as projeções apresentadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado estão sendo revistas, assim como as metas de crescimento e as projeções para 2016.
?
Em 2015, a previsão apontava, por exemplo, para um crescimento de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso, no entanto o que houve foi uma queda de 2,3%. O mesmo ocorreu com o PIB da União, que fechou 2015 com uma queda de 3,8%, índice pior que a previsão inicial.
?
Segundo Marrafon, há quatro causas principais para o agravamento da situação econômica de Mato Grosso: a frustração de 80% dos repasses que o Governo Federal deveria ter feito ao Estado; a variação do dólar, que aumentou consideravelmente o valor da dívida externa do Estado; a alteração dos índices de despesas obrigatórias, como o IGPDI, que elevou o valor da dívida interna; e a elevação dos gastos com pessoal, gerado pela manutenção de aumentos salariais concedidas a diversas categorias.
?
Para superar as dificuldades, o secretário pediu que os servidores continuem reduzindo despesas. “Em 2015 conseguimos reduzir 28% dos gastos nominais com custeio da máquina, o que é um índice excelente, não alcançado por nenhum outro Estado. Em 2016, temos que continuar cortando gastos e priorizar apenas o que for essencial”, orientou.
?
Como exemplo de economia que pode ser feita, Marco Marrafon citou a redução do pagamento para viagens, diárias e realização de eventos, entre outros. “Revisem os contratos, prestem atenção na instrução dos processos. Temos que ter responsabilidade no trato com o gasto público”, reforçou.
?
No dia 23 de março o Governo do Estado promoverá um treinamento intensivo aos servidores que atuam nas unidades orçamentárias do Governo acerca das melhores maneiras de lidar com as contas públicas.


Fonte: Renata Neves | Seplan-MT