PLANEJAMENTO E GESTÃO

Seplag capacita órgãos e secretarias de Estado para a elaboração do PPA 2020-2023


Todos os órgãos e entidades da esfera estadual receberão orientação para a formulação do Plano Plurianual entre segunda e terça-feira (18 e 19).

A A

Curso capacita Órgãos e Secretarias de Estado para a elaboração do PPA 2020-2023 - Foto por: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

Órgãos e entidades da esfera estadual estão sendo capacitados, na manhã desta segunda-feira (18), sobre o processo de elaboração do Plano Plurianual 2020-2023. O curso está ocorrendo no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE/MT) e seguirá até esta terça-feira (19), com turmas nos períodos matutino e vespertino.

A capacitação é ministrada pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag/MT), coordenadora geral da ação, e orientará coordenadores e equipes setoriais a conduzirem a formulação do Plano Plurianual no âmbito de cada unidade orçamentária.

Instrumento de planejamento de médio prazo, o PPA tem como finalidade definir e comunicar as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública estadual no período de quatros anos (2020-2023).

De acordo com o cronograma de formulação do PPA 2020-2023, a programação geral do documento deverá estar consolidada até julho e sua minuta de projeto de lei finalizada no mês seguinte. O prazo legal para que o Executivo estadual encaminhe o projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso é 30 de agosto.

Nas manhãs de segunda e terça-feira receberão capacitação os grupos dos Poderes, que incluem servidores da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, da Procuradoria Geral de Justiça e da Defensoria; e grupos denominados da gestão pública, desenvolvimento social e saúde que abrangem as Secretarias de Estado de Fazenda, de Cultura, Esporte e Lazer, e de Saúde, respectivamente, entre outras.

Nos períodos vespertinos serão capacitados os grupos da educação, segurança e desenvolvimento econômico. Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Políticas Públicas da Seplag, Anildo Correa, a elaboração do Plano Plurianual é um processo longo que conta com inúmeras capacitações e com a participação direta de mais de 500 servidores públicos.

“As equipes estão sendo capacitadas tanto para a formulação do PPA como também para o monitoramento, avaliação, acompanhamento da execução, para realizar os ajustes e fazer com que esse Plano seja executado de acordo com aquilo que foi planejado”, salientou Correa.



Fonte: Nayara Takahara | Seplag