DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Secretarias de MT conhecem novo Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste


A consulta pública do Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste está aberta até o dia 05 de abril.

A A

Documento é importante instrumento na orientação das políticas públicas da região - Foto por: Assessoria Seplag

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag/MT) recebeu na tarde desta quinta-feira (21.03) representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), entidade ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O encontro ocorreu na sede da Seplag e tratou sobre a minuta do Plano Regional de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste 2020-2023 (PRDCO), que está disponível para consulta pública no site da Sudeco. O documento é um importante instrumento na orientação das políticas públicas dos diversos entes federativos que atuam no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Aguardamos a participação efetiva dos estados, através das secretarias, para que apresentem demandas que podem ser inseridas no contexto do plano”, comentou o diretor de Planejamento e Avaliação da Sudeco, Roberto Postiglione.

As secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e de Infraestrutura (Sinfra), a estatal MT Parcerias S.A. (MT PAR), a agência MT Desenvolve, e as Companhias Mato-Grossense de Gás (MT Gás) e de Mineração (Metamat) também enviaram representantes para a reunião.

De acordo com o superintendente da Agricultura, Pecuária e Investimento da Sedec, Eldo Orro, o plano elaborado pela superintendência federal traz as diretrizes para o desenvolvimento dos estados. “É um planejamento de longo prazo que abrange as necessidades dos entes e por meio dele a Sudeco desenvolve linhas de crédito para assessorar os estados, a exemplo dos fundos FCO e FDCO”, disse.

Para o secretário de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Anildo Correa, o documento trata-se de uma agenda estratégica para o Centro-Oeste, “que identifica e desenvolve políticas e ações mais consistentes para a região”.

A?consulta pública do?Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste está aberta até o dia 05 de abril.?Cidadãos, empresas, instituições públicas, movimentos e organizações da sociedade podem participar a fim de contribuir com as ações e programas do governo em relação às demandas coletivas. A participação social é feita por meio do formulário Consulta Pública -PRDCO.

(Com informações Assessoria Sudeco)



Fonte: Nayara Takahara | Seplag-MT