CAFÉ NO ESCRITÓRIO

Encontro reúne equipes de gestão de processos do estado

Quinta-feira, 18 de maio de 2017 | Publicado às 18h51

A A

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) realizou na tarde desta quarta-feira (17.05), o 1º Café no Escritório, encontro que reuniu cerca de 90 representantes de setores que desenvolvem gestão de processos em órgãos do executivo, legislativo e judiciário. A intenção do evento é fomentar a troca de experiências e alinhar o conhecimento sobre a área.

O evento é uma realização da Superintendência de Desenvolvimento Organizacional da Seges, por meio do Escritório de Gerenciamento de Processos (EG-PROCESS). O escritório iniciou os trabalhos no começo de 2015 para cumprir determinação do governador Pedro Taques de promover a governança e a transformação de processos, além de traçar estratégias para atingir a excelência e a agilidade nos processos. Com um corpo de cinco servidores, o escritório elabora diretrizes, realiza capacitações e visitas para auxiliar os 43 órgãos do poder executivo.

Para o secretario adjunto de Gestão de Pessoas da Seges, Carlos Campelo, difundir a criação de um escritório de processos, não só no poder executivo, mas em todos os órgãos públicos, deve levar a mais entregas de serviços aos cidadãos mato-grossenses.

“Entendemos que dentro do plano organizacional na tríade: processos, pessoas e tecnologia estão intimamente ligados. E isso tem que ser amplamente discutido. Os processos que estamos falando é a forma de trabalhar, o passo a passo de como organizar as ações, atividades e alcançar as metas do serviço público”, explica Campelo.

A metodologia é nova no Estado, afirma a coordenadora do Escritório, Regina Imada Doy. Em 2009 foram criados fluxos de trabalho para os núcleos sistêmicos, mas neste trabalho, o governo instituiu que todas as secretarias finalísticas realizem a transformação de processos para entregar melhores resultados aos cidadãos.

Para auxiliar nesta meta, foi contratada pela Seges a Elogroup, empresa de consultoria especializada em gestão por processos, estratégia e inovação. A consultoria subsidiou em 2016 um projeto piloto na Secretaria de Estado Saúde (Ses) para modernizar o processo de regulação do órgão.

“Processo é o que todo mundo faz na sua unidade e o servidor tem que entender que o que ele faz impacta diretamente na estratégia de governo. Escolhemos um processo que atenderia a sociedade. Eles pegaram os relatórios e já estão fazendo algumas ações. Deste trabalho saiu um direcionamento para ações de melhoria na saúde”, ressalta a coordenadora.

Capacitação

O EG-PROCESS já realiza desde o ano passado atividades de capacitação sobre gestão de processos. Já participaram de curso sobre a temática 324 servidores. Em julho de 2016 aconteceu também o 1º Ciclo de Palestras em Gestão por Processos. Voltado aos secretários de estado e adjuntos, superintendentes e representantes de órgãos federativos. A capacitação teve o intuito de disseminar essa cultura nos órgãos do governo do estado.


Fonte: Lorena Bruschi | Seges-MT