PÓS-GRADUAÇÃO

Unemat tem novo mestrado aprovado pela Capes

Sexta-feira, 28 de outubro de 2011 | Publicado às 14h25

Genética e Melhoramento Vegetal é o novo programa de mestrado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), aprovado pela Capes com conceito 4.

A A

Genética e Melhoramento Vegetal é o novo programa de mestrado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), aprovado pela Capes com conceito 4. A decisão foi divulgada pelo Comitê Científico da área nessa quinta-feira (26.10).

O curso terá início no próximo ano. Serão 12 vagas para profissionais formados em Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia e cursos afins. O programa tem área de concentração em Melhoramento Vegetal, com linhas de pesquisa em Melhoramento Genético Vegetal e Biotecnologia e Recursos Genéticos Vegetais.

O edital deve ser lançado em novembro deste ano. Informações mais detalhadas, como datas do processo seletivo e corpo docente serão publicadas posteriormente, na página específica do Mestrado no portal: www.unemat.br.

A seleção contará com análise de currículo e projeto de pesquisa. De acordo com o coordenador do programa, professor Willian Krause, os interessados deverão avaliar as pesquisas dos professores do programa. "Os alunos devem conhecer o currículo do corpo docente para montar seu projeto de pesquisa de acordo com área de atuação de cada pesquisador. Também é importante buscar um contato prévio com o possível orientador", explica.

O curso é desenvolvido em associação temporária com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e congrega pesquisadores dos campi da Unemat em Cáceres, Tangará da Serra e Alta Floresta. As disciplinas serão ministradas nesses três locais, em módulos de 15 dias. "Aprovar um mestrado com nota 4, principalmente na região Centro-Oeste não é uma coisa fácil. O sucesso dessa proposta foi possibilitado pela união dos pesquisadores, que produzem em conjunto e apresentam currículo com qualidade para aprovação de um programa já bem conceituado", pontuou a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Áurea Regina Inácio.

Pós-graduação: Este é o 7º curso de mestrado a ser oferecido pela Unemat. A Universidade já oferece seis programas de pós-graduação, com mestrado institucional nas áreas de Ambiente e Sistema de Produção Agrícola, Ciências Ambientais, Ecologia e Conservação, Estudos Literários, Educação e Linguística e 24 cursos de pós-graduação lato sensu.

A pró-reitora Áurea lembra que é fundamental o apoio regional para o fortalecimento da pós-graduação. "Em 2012 a pró-reitoria vai estabelecer um plano de metas com todos os campi onde existem cursos de mestrados instalados, para que a gente consiga vencer os desafios para, cada vez mais, dotar os cursos com condições de excelência acadêmica".

 


Fonte: DANIELLE TAVARES - Assessoria Unemat