PECUÁRIA

Silval conclama pecuaristas a participarem da campanha contra aftosa no "Bom dia govenador"

Quinta-feira, 27 de outubro de 2011 | Publicado às 19h46

A A

Ednilson Aguiar/Secom-MT

O governador Silval Barbosa, no programa "Bom dia governador", desta quinta-feira (27.10), conclamou todos os pecuaristas de Mato Grosso a participarem da vacinação contra a febre aftosa. A campanha será lançada no dia 29 de outubro, na fazenda Telles Pires, na zona rural da Comunidade de Bela Vista, no município de Nova Canaã do Norte (710 km de Cuiabá), a partir das 10 horas.

Conforme o governador, o dia 29 de outubro é uma data muito especial, pois marca os 15 anos sem foco de aftosa no território mato-grossense. A campanha destina-se à vacinação de bovinos e bubalinos, abrange todo Estado, e será realizada de 01 a 30 de novembro. No Pantanal Mato-grossense, o prazo será estendido até o dia 15 de dezembro, devido às dificuldades específicas daquela região.

Silval salientou, também, que o Estado acompanhará a vacinação em aproximadamente 800 propriedades localizadas na fronteira entre o Mato Grosso e a Bolívia, em mais de 700 km de fronteira seca. Segundo o governador, todo esse cuidado é necessário pela importância dos bovinos para a economia mato-grossense. "Temos de nos preocupar com a qualidade da nossa carne, pois exportamos para diversos países", salienta.

Os relatórios e notas deverão ser entregues para o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), até o dia 10 de dezembro. Silval declarou que o Estado controla a vacinação e o aumento do rebanho através destes dados e que a prospecção é superar 29 milhões de cabeças para o próximo ano. "Temos o maior rebanho do Brasil, com uma genética e uma qualidade também das melhores", afirma o governador destacando a necessidade de se vacinar o gado para que Mato Grosso continue livre de aftosa.

Para finalizar, Silval lembrou que, em 2010, dos 8 bilhões de dólares da balança comercial de exportação de Mato Grosso, mais de 1 bilhão é oriundo da exportação de carne. "Exportamos mais de 387 mil toneladas. Isso representa 735 milhões de dólares injetados na economia de Mato Grosso, só de carne bovina", destaca o governador.

 


Fonte: SOLANGE DE FÁTIMA WOLLENHAUPT - Secom/MT