Curso de capacitação permitirá que novos soldados da PM atuem também como policiais comunitários

Quinta-feira, 11 de agosto de 2011 | Publicado às 20h35

Além de preparar os novos soldados da Polícia Militar para atuarem nas ações ostensivas e preventivas, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) também se preocupa em capacitar os 1.237 alunos do Curso de Formação de Soldados da PM para atuarem em conjunto com a comunidade, por meio do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária

A A

Além de preparar os novos soldados da Polícia Militar para atuarem nas ações ostensivas e preventivas, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) também se preocupa em capacitar os 1.237 alunos do Curso de Formação de Soldados da PM para atuarem em conjunto com a comunidade, por meio do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária.

A capacitação, realizada em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), iniciou no mês de abril e percorreu os 12 polos de formação: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Alta Floresta, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra, Vila Rica e Juína.

O curso de promotor de Polícia Comunitária tem como finalidade capacitar os Policiais Militares, Policiais Civis, Bombeiros Militares e Guardas Municipais para gerenciar a ordem pública orientados pela filosofia de polícia comunitária, bem como capacitar as lideranças comunitárias para atuarem em conjunto com os órgãos de segurança na busca da paz social por meio da participação comunitária com atuação direta na filosofia de polícia comunitária.

Com carga horária de 44 horas/aula, a capacitação contou com disciplinas como: Direitos Humanos, Relações Interpessoais, Mediação de Conflitos, Mobilização e Estruturação de Consegs e Gestão pela Qualidade em Segurança Pública.

“Agora os novos soldados terão mais uma opção de buscar soluções para os problemas de segurança pública em parceria com a comunidade. O policial não tem como atuar sem ouvir a comunidade que conhece na realidade as dificuldades da sua região. É primordial essa interação da Polícia com a comunidade”, explicou o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente coronel PM Jonas Duarte de Araújo.

Além dos alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar também foram capacitados os 84 novos soldados do Corpo de Bombeiros, políciais civis, lideranças comunitárias e comunidade.


Fonte: LUZIA ARAUJO Assessoria/Sesp-MT